segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

NTIC - Proposta de WIKI

Origem do termo Wiki
Wiki é uma ferramenta editável e colaborativa cujo conteúdo é criado pelos usuários da Web. O termo foi introduzido na Internet pela primeira vez por Ward Cunningham. Cunningham desenvolveu em 1995 uma ferramenta chamada WikiWikiWeb ou Ward’s Wiki. A origem do termo é Havaiano e significa rápido,logo Cunningham usou esse termo havaiano por causa da analogia com a rota “Wiki Wiki” do Aeroporto Internacional de Honolulu. Nessa rota trafegam pequenos ônibus que percorrem entre os terminais do aeroporto.
A idéia principal de Cunningham era criar páginas de sites que pudessem ser editadas facilmente e rapidamente pelos usuários.

Características da Wiki
• Promover um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações;
• As wikis podem ser pessoais, mas normalmente elas são construídas com a finalidade colaborativa,
• Como a ferramenta wiki oferece uma atmosfera colaborativa entre os seus usuários, os professores de línguas podem utilizá-la com os alunos em projetos on-line.
A Wiki nas salas de aula: alguns fatores positivos.
Duffy, Peter and Bruns, (2006) discutem o uso das Wikis e outros services da Web 2 na educação e de acordo com eles:
"A wiki also offers the ability to interact with an evolving document over time. It allows teachers and learners to see the evolution of a written task, and to continually comment on it, rather than offering comments only on the final draft. Considering students’ busy schedules, a wiki can also be very useful for tracking and streamlining group projects."
Os professores podem aproveitar o ambiente colaborativo das Wikis e tirar vantagem disso, especialmente no ensino da produção textual. Como os autores propõem, os professores podem avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de escrita e oferecer um retorno para os alunos no decorrer de todo o processo de criação da atividade e não mais no final como acontece nas atividades em sala de aula.

Clique aqui e acesse este endereço e conheça o tutorial da Wiki Zoho, um dos muitos ambientes de criação de wikis.

Aos(às) interessados(as):
Boa leitura a todos e a todas!
 

NTIC - Metodologia de Pesquisa Dirigida - WEBQUEST

"A politecnia, lembrou Frigotto, não se destina à formação de mão de obra, pois não é profissionalizante. “A politecnia fornece as bases da ciência para o sujeito produzir a vida de forma não alienada, ela não é um monstro, é prática. 'Essa travessia que vocês estão fazendo é íngreme, mas só se faz atravessando, por isso faço um pedido a vocês. Tenham paciência para discutir; não partam do zero. Negociem, debatam, é assim que esse novo currículo para o ensino médio vai se concretizar'."
Fonte: Educação RS

A Webquest é uma ferramenta tecnológica que entendemos ser bastante prática para o trabalho com o Ensino Médio Politécnico como também para todos os demais níveis e modalidades de ensino.
Assim, disponibilizamos abaixo links de alguns criadores de webquest. Locais que hospedam as webquest e nos oferecem modelos diversos.
Faça já sua inscrição e comece a produzir suas próprias webquest.
Bom trabalho a todos e a todas!

NTIC - REFORÇO DIGITAL - Sugestões

Abaixo disponibilizamos sites de algumas ferramentas online que podem ajudar nos estudos.

NTIC - Proposta de REFORÇO DIGITAL

Colegas, pesquisando pela net descobrimos uma proposta de Reforço Escolar muito interessante. Trata-se da proposta de Reforço Digital, no Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e no site Educopédia.




O link para o site do Portal Multi Rio (Reforço Digital) acessa direto. O site apresenta reforço digital de conteúdos referentes às disciplinas de Português e Matemática para os nove anos do Ensino Fundamental.


O link da Educopédia acessa o site e, para chegar às atividades de reforço, devemos ler a introdução, fechá-la e acessar as atividades como visitante. O site apresenta atividades para os nove anos do Ensino Fundamental em todos os componentes curriculares.
Clique nos desenhos acima e acesse os sites e as atividades de reforço propostas.
Acesse o site  Casa Escola e conheça o seu "Programa de Reforço Escolar".
Não perca esta oportunidade de conhecer o material.
Comece agora mesmo!
   

Caderno Virtual - PONTOS DE VISTA

No subtítulo - Parada Obrigatória, do curso de Elaboração de Projetos com o uso dasTecnologias, foi disponibilizado um link com o título - Fontes confiáveis na Internet, onde apresenta um Caderno Virtual - Pontos de Vista, da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o futuro.

Clique no link abaixo e confira, muito interessante.

Bom trabalho e boa leitura a todos e a todas!