quarta-feira, 10 de abril de 2013

SI Turma 107 - 10/Abr/2013



Aula 12 e 13 - 10/Abr/2013 - 3º e 4° Períodos da Tarde às 15h06min
Seminário Integrado turma 107

A turma foi ao laboratório de informática para a construção de e-mail e do portfólio individual.
Propomos a construção do portfólio em um blog e, cada um, individualmente, montará seu blog no site do Blogger (sugestão), podendo também ser construído em outro site ou mesmo utilizada outra ferramenta online.
Caso você ainda não tenha uma conta Google para construir o blog e esta for necessária, construa seu e-mail Criar uma nova conta do Google.
O Portfólio, após sua criação, deverá conter:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas;
  • objetivos alcançados e não alcançados e
  • autoavaliação.
Após criado o blog todos e todas deverão remeter o endereço ao professor pelo e-mail - gunterwust@gmail.com, para registro e avaliações.
Avaliação e comentários sobre as atividades realizadas.


SI Turma 109 - 10/Abr/2013


Aula 12 e 13 - 10/Abr/2013 - 1º e 2° Períodos da Tarde às 13h30min
Seminário Integrado turma 109

A turma foi ao laboratório de informática para a construção de e-mail e do portfólio individual.
Propomos a construção do portfólio em um blog e, cada um, individualmente, montará seu blog no site do Blogger (sugestão), podendo também ser construído em outro site ou mesmo utilizada outra ferramenta online.
Caso você ainda não tenha uma conta Google para construir o blog e esta for necessária, construa seu e-mail Criar uma nova conta do Google.
O Portfólio, após sua criação, deverá conter::
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas;
  • objetivos alcançados e não alcançados e
  • autoavaliação.
Após criado o blog todos e todas deverão remeter o endereço ao professor pelo e-mail - gunterwust@gmail.com, para registro e avaliações.
Avaliação e comentários sobre as atividades realizadas.


Portfólio: conceito e construção

               Portfólio...
               "... um trabalho cuidadosamente tecido pelas mãos dos
               próprios alunos. Ao fazê-lo, se revelam por meio de
               diferentes linguagens, pois evidenciam não o que
               “assimilaram” de conteúdos, mas sim como vão se
               constituindo como profissionais. Tal como, por exemplo, num
               desenho, na construção de um Portfólio, os primeiros traços
               aparecem, são retocados, às vezes apagados, refeitos...
               num constante movimento de ação-reflexão que traduz o
               próprio ato de aprender."

Fonte: Blog Filosofia na diretoria
No blog filosofia na diretoria encontramos uma reflexão interessante sobre a utilização de portfólio no processo de ensino e aprendizagem

"Segundo Hernández (2000), o Portfólio é continente de diferentes classes de
documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, acompanhamento do processo de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, dentre outros) que proporciona uma reflexão crítica do conhecimento construído, das estratégias utilizadas, e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo. O Portfólio constitui uma forma de avaliação dinâmica realizada pelo próprio aluno e que mostra seu desenvolvimento e suas mudanças através do tempo."

A leitura do artigo é muito interessante e pode ser de grande valia para aqueles(as) que estiverem com dúvidas ou mesmo desejem usar esta ferramenta na escola.
Boa leitura a todos e a todas.

Portfólios da Turma 203

A turma 203 do Ensino Médio Politécnico iniciou, dia 08/abril a montagem de seus portfólios individuais para registro das atividades referentes ao Seminário Integrado de 2013.

No quadro abaixo temos um resumo dos endereços de blog dos(as) estudantes da turma:

Os portfólios, blogs do blogger, serão atualizados pelos(as) estudantes e nele farão registro das aprendizagens construídas, dos temas abordados e trabalhados nos encontros, das dificuldades encontradas nos trabalhos, objetivos alcançados e não alcançados, bem como críticas, sugestões e autoavaliações.

Bom trabalho a todos e a todas!