segunda-feira, 29 de abril de 2013

SI Turma 203 - 29/Abr/2013


Aula 23 e 24 - 29/Abr/2013 - 2º e 3º Período da Tarde às 14h18min
Seminário Integrado turma 203

Neste encontro contamos apenas com 17 estudantes e, com eles passamos a discutir com maior detalhamento as propostas de tamas de pesquisa por eles(elas) apresentados.
Os temas: CorrupçãoA nova proposta do governo para o Ensino MédioNazismoHomofobia e Higiene, foram discutidos e os grupos de pesquisa começaram a ser esboçados a partir das afinidades por cada tema. Ainda teremos que discutir mais a respeito dos temas.
Os grupos iniciais apontaram "certezas" e "dúvidas" sobre os temas.

Tema: Higiene
Fonte: queconceito
Componentes: Bruna, Nina, Tainá e Victor
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - é importante  ter uma higiene diária, não só pessoal, mas no ambiente em geral; - não há somente a higiene pessoal; - devemos nos cuidar pata nosso próprio bem e dos outros.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - quais são os outros tipos de higiene?; porque há pessoas com "menos higiene"?; quais os males que isso causa?; - será que locais públicos (hospitais, escolas, bibliotecas...) são higienizadas adequadamente?; - será que todos os estabelecimentos que possuem alvará são controlados pela vigilância sanitária?.

Tema: Homofobia
Fonte: bratja-insideout

Componentes: Fabíola, Douglas Ezequiel, Michele e Tais
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - preconceito com os homossexuais; - nunca vão ser aceitos pela sociedade totalmente; - lutam pelo respeito, pelo seu espaço na sociedade; - é proibido casais do mesmo sexo adotarem crianças em alguns países.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - porque as pessoas são tão "contra" os homossexuais?; - Porque as pessoas se "assustam" mais ao ver dois homens se beijando e aceitam mais ver as mulheres?; - o homossexual tem preconceito dos heterossexuais?; - Porque a maioria dos pais não aceitam que seu filho é homossexual?; - antigamente as pessoas sabiam mais sobre os homissexuais?; - porque os homossexuais fumam, bebem e gostam tanto de sexo (maioria)?; - em que época as pessoas começam a se descobrir?.

Fonte: brasilescola
Tema: Nazismo
Componentes: Anderson, Guilherme, Ian, Juliano e Pedro
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - politica autoritária; liderada por um político autoritário; - preconceito.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - quanto tempo durou?; - onde era mais aplicado?; porque era praticado?: - quantas mortes houveram?.

Fonte: anonymousbrasil
Tema: Corrupção
Componentes: Andréia e Odaísa
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - existe sim e não só na política..
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): -até quando vai durar?; - vai acabar?; o que cada um pode fazer para não entrar nisso?.

Fonte: agenda2020
Tema: A nova proposta do governo para o Ensino Médio
ComponentesAndréia e Odaísa
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - a gente sabe que eles querem que seja algo que nos deixe mais preparados para o emprego e faculdade.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - porque surgiu essa ideia?; quem propos e porque?; está funcionando?.

Sobre o tema Tecnologia não houve grupo e, portanto, não apresentaram suas dúvidas e certezas.