sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manual UNIVATES para trabalhos acadêmicos

Autora Beatriz Francisca Chemin
Foto de Leandro Hamester
Fonte: UNIVATES
Abaixo disponibilizamos o link do "Manual UNIVATES para trabalhos acadêmicos - Planejamento, elaboração e apresentação", 2ª edição, de novembro de 2012, organizado pela professora Beatris Francisca Chemin, Professora dos Cursos de Direito e Ciências Contábeis do Centro Universitário Univates. Graduada em Letras e em Direito. Especialista em Língua Portuguesa e em Direito Civil. MBA em Gestão Empreendedora de Negócios. Mestre em Direito. Advogada.

Boa leitura e bom trabalho a todos e a todas!

Objetivos Geral e Específicos - Turmas 107, 109 e 203

Colegas, os diferentes grupos deverão se ater especialmente nos objetivos. Organizar um objetivo geral do trabalho e citar, pelo menos, cinco objetivos específicos (colocar em tópicos) e enviar para o e-mail gunterwust@gmail.com.
Não se esqueçam de fazer seus portfólios nos blogs individuais, descrevendo suas caminhadas individuais na construção dos projetos.
Exemplo tirado do site - Monografias Brasil Escola:
"Os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta. Assim sendo, no intuito de evidenciá-los, aproveitaremos o problema já formulado no texto anterior (Objetivos da pesquisa científica), de forma a esmiuçá-lo:
Temos aqui o problema: Quais os motivos da evasão escolar no colégio “fulano de tal”?
Com base nele, formularemos o objetivo geral, podendo ser assim expresso:
O objetivo geral deve se constituir desses três elementos básicos
Devemos nos lembrar de que os objetivos gerais devem ser diferentes dos específicos, haja vista que aqueles se manifestam num sentido mais amplo.
Os objetivos específicos apresentam, de forma pormenorizada, detalhada, as ações que se pretende alcançar e estabelecem estreita relação com as particularidades relativas à temática trabalhada. Dessa maneira, servimo-nos de algumas sugestões que perfeitamente se aplicam a eles, tendo como base os objetivos gerais, acima ressaltados:
Verificar a relação entre professores e alunos no colégio “fulano de tal”;
Identificar o nível de interesse dos alunos;
Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos;
Analisar o círculo de convivência dos alunos extraclasse;
Apresentar os motivos que conduzem os alunos à evasão escolar.
Além disso, os objetivos, determinados com a devida coerência, tendem a prender a atenção do leitor, mantendo-o em sintonia com o desenrolar de todo o trabalho. Outro aspecto dos objetivos se refere à objetividade e à precisão neles expressas, como se pode verificar nas palavras de Gil (2006, p. 264), que ressalta que discussões, reflexões e debate de ideias ficam destinados a seu devido lugar, ou seja, na revisão da literatura
Essas são algumas sugestões que podem se aplicar à formulação dos objetivos, tanto gerais como específicos, ficando a depender do pesquisador formular outras tantas, levando em consideração os interesses e as inclinações determinados mediante a própria pesquisa."

Abaixo colocamos alguns artigos que descrevem bem como se montam objetivos gerais e específicos.
Quaisquer dúvidas ou sugestões clique aqui e deixe seu comentário.

Bom trabalho a todos e a todas!