quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO

Fonte: grupoa
O livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006, está sendo um dos livros sobre os quais estou me debruçando durante minha recuperação.
Abaixo e em outras postagens (sempre com o mesmo título), passarei a postar excertos do livro que mais chamaram minha atenção e que gostaria de compartilhar para reflexão dos colegas educadores.
O livro nasceu de um convite para a organização de um curso com o título "Tecnologias da Informação e a Comunicação e Prática Docente - Cenários da Escola do Amanhã".
  • Os autores citam que "nem sempre é possível assegurar que a inovação tecnológica traga uma melhoria para o ensino" e que "a mera presença dos computadores nas escolas e salas de aula não significa, por si mesma, nenhuma mudança pedagógica se não são introduzidas, as idéias e ferramentas pedagógicas adequadas."
  • Ángel San Martín aborda que "as TIC não representam a menor mudança na organização das escolas, que apesar de sua presença tudo continua igual".
Boa reflexão a todos e a todas!