sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (5)

Fonte: grupoa
Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

O VÁCUO PEDAGÓGICO DAS TIC
  • "O computador oferece um conjunto extremamente diversificado de uso. Esta circunstância ajuda a explicar porque praticamente todas as perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem podem argumentar que encontraram no computador um aliado de valor inestimável."
  • "Os que defendem que em cada disciplina se destacam certos conceitos-chave e uma sequência lógica ... LOGO, a atividade de programa desta linguagem se tornou uma nova forma de entender o ensino da Matemática, a partir de projetos informatizados, de uma perspectiva construtivista da aprendizagem ..."
  • "... o estudo, a experimentação e a exploração da informação, em qualquer área do currículo escolar, melhora imediatamente a motivação, o rendimento e as capacidades cognitivas dos alunos."
  • "Como mostra a história da educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente."
  • "Aí residem os principais obstáculos para que a escola e os professores tirem partido educativo das TIC. Porque explorar o potencial deste conjunto de tecnologias significa reconhecer e adotar as visões educativas que, desde o princípio do século XX, com o movimento da Escola Nova, contribuem com evidências sobre a importância de repensar o papel dos alunos, o conhecimento, a avaliação e a comunidade educativa na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem."
  • "... dos principais obstáculos para desenvolver o potencial educativo das TIC são a organização e a cultura tradicionais da escola."
  • "... os professores que utilizam computadores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes e suas expectativas sobre os alunos. ... o uso das TIC por si mesmas não produz as megamudanças que muitas imaginavam."
  • "As TIC são usadas muitas vezes para reforçar as crenças existentes sobre os ambientes de ensino em que ensinar é explicar, aprender é escutar e o conhecimento é o que contêm os livros texto (Cuban, 1993)."
Boa reflexão a todos e a todas!