quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que é um trabalho científico?

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Abaixo selecionei alguns excertos do livro, com relação ao item 1. O que é um trabalho científico?
          a) Ciência e opinião
          b) O formato científico
          c) As fontes
          d) O objetivo de um trabalho científico


a) Ciência e opinião "Se o conhecimento humano fosse inteiramente constituído de opiniões sobre o que é o mundo, o correto, o bonito, a discussão sobre o que é o conhecimento não teria valor algum. Todos teriam as suas opiniões e não existiria um conhecimento legítimo, ou um conhecimento em maior grau de legitimidade."
"Geralmente, aceita-se o conhecimento produzido pela Ciência, até que apareça uma prova em contrário. A Ciência produz um tipo de conhecimento mais sólido do que a opinião. Esse conhecimento adquire solidez por ser justificado por experimentos, demonstrações e fatos incontestáveis." (página 18)
"Ao se delimitar a diferença entre opinião e Ciência, surgem as características básicas dessas duas formas de conhecimento: a opinião varia de pessoa para pessoa, a ciência não; a opinião se conforma a quem a profere, a ciência se conforma ao que existe no mundo; a opinião não precisa ser justificada, o que não ocorre com a ciência."
"O método de Platão - o diálogo - nada mais é do que a contraposição de opiniões com objetivo de encontrar aquelas mais sólidas e justificadas." (página 19)

b) O formato científico
"Para que a opinião seja convertida em Ciência ela não pode ser trabalhada de qualquer forma. Ela precisa ser justificada e mostrar-se adequada à realidade." (página 20)
O formato científico é o que atende aos requisitos justificação, adequação, inteligibilidade, facilitando o entendimento do leitor acerca do que o pesquisador pretende provar. Para ser considerado na comunidade científica é necessário que o pesquisador apresente:
  •  as justificativas da escolha das hipóteses para explicação dos fenômenos, e as razões do descarte de outras;
  • os fatos que embasam as hipóteses e os que as rejeitam, ou seja, os fatores de adequação;
  • um texto dividido sm capítulos e seções, seguindo os padrões de citação de fontes;
  • as intenções do pesquisador, expressas de maneira compreensível, atendendo aos aspectos da inteligibilidade;
  • respeito aos aspectos formais que caracterizam um texto científico, decorrentes do método e da necessidade de atingir o padrão da Ciência, mesmo que o ponto de partida seja a opinião comum. (página 21)
c) As fontes
"As fontes são o recurso central ao se elaborar um trabalho científico."
"... na elaboração do texto científico, a fonte é sempre o outro; o autor pesquisado, ou seja, o que produz a informação de que o autor precisa."
"Há casos em que as pessoas são tentadas a fazer um trabalho rápido. O que há de melhor do que a internet para encontrar todo tipo de informação (todo tipo, boas e ruins)? Com alguns recortes e colagens o trabalho estaria feito e pronto. Pode-se, também copiar literalmente o texto de certos autores, transcrevê-los e não apresentar as fontes. Mas, se as fontes são copiadas, como indicar que elas foram lidas, compreendidas, selecionadas, ou seja, realmente proveitosas para o aluno? Esse é um caso em que a suposta malícia do aluno e a pressão das instituições e os familiares leva a uma produção sem valor. Mesmo que o texto tenha sido proveitoso para o aluno, o trabalho resultante não poderá servir para indicar o mérito da pesquisa." (p. 23)
"Se alguém está prestes a elaborar um trabalho de iniciação científica, deve ter em mente que não é preciso mostrar originalidade, mas apenas a capacidade instrumental, inovadora e correta de apresentar um tema científico. Se oi aluno conseguir encontrar bons autores, citar pequenos trechos, tirar suas conclusões, a partir dos dados apresentados, e chegar a uma conclusão, mesmo que não seja surpreendente, ele terá elaborado umótimo trabalho de iniciação científica."
"O resultado final do texto, contudo, deve ser de autoria do aluno." (p. 24)

d) O objetivo de um trabalho científico
"O objetivo do trabalho científico é separar o que é opinião e o que é verdadeiro conhecimento. Dito de outra forma, mesmo que nele se expressem diferentes opiniões e crenças, o objetivo é extrair um resultado justificado, claro e adequado à realidade."
"...o formato científico, mesmo que tenha padrões de execução bem definidos, não é rígido, pois os métodos podem ser revisados e mesmo alterados." (p. 25)