domingo, 2 de março de 2014

A escolha do tema

http://www.autonomiaedu.com.br/

2. A escolha do tema
c) o problema do tema amplo
"...se um tema for muito amplo não se sabe por onde começar." (p.32)
d) A necessidade do foco
"... sem um enfoque específico a pesquisa não se realiza, pois não há ponto se saída e nem de chegada, não há como formular hipóteses e pensar na metodologia a ser utilizada." (p.33)
Quando o tema é muito genérico, muito amplo ( O derretimento das calotas polares) "... a conclusão deste trabalho será muito provavelmente idêntica à introdução..."
             Quadro2. PASSOS PARA A DEFINIÇÃO DO FOCO DE PESQUISA
A) Delimitar por
Localização Espacial
Ao invés da localização geográfica genérica, escolhe-se uma área específica, como a Baia da Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, para ilustrar que tipo de consequências o aumento do nível do mar afeta a vida de uma população. Melhor ainda será escolher apenas uma parte desta localidade, pois sob uma zona específica se poderá ganhar ainda mais profundidade.
B) Delimitar por
Localização Temporal
Definir que o trabalho versa sobre os próximos 50, 100 ou 200 anos permitirá trabalhar com uma estimativa fixa sobre o aumento no nível do mar, abrindo caminho para a análise da região escolhida. Deixar o limite temporal indefinido, em um trabalho sobre derretimento de porções de gelo, impede qualquer análise.
C) Definir a 


fonte principal de dados
Diferentes centros de pesquisa podem ter estimativas diferentes sobre o que ocorre com as calotas polares. Até que seja definido qual será a fonte principal, o trabalho se resumirá à discussão ou à comparação das diferenças entre centros de pesquisa. A definição do estudo que servirá de base para o trabalho permitirá o avanço da pesquisa.
D) Definir a 


perspectiva da análise
O impacto do derretimento será considerado em relação à economia da região, à perda de espaços públicos, à nova configuração dos biomas ou à possível migração dos habitantes atuais? Serão consideradas as causas e as consequências? Como lidar com este fenômeno? Se não for definida a perspectiva, será abordado um pouco de tudo e não será possível definir um objetivo para análise. É importante notar que definir uma dessas perspectivas torna possível aprofundar a análise, fazer projeções e tirar conclusões relevantes, além de abrir espaço para mencionar os demais pontos, que poderão ficar amarrados ao foco principal , ao invés de ficarem "soltos". Nesse caso, a perspectiva econômica pode analisar as consequências do derretimento das calotas polares poderia ser um enfoque interessante para o tratamento do tema.
"Seguindo estas orientações, o tema geral "o derretimento das geleiras'' pode ser tratado em uma pesquisa sobre "O impacto do derretimento das geleiras até 2010 sobre a vida econômica da região  da praia de Copacabana a partir dos dados do INPE." Este tema poderá geral hipóteses precisas, permitirá refletir sobre a metodologia para testá-las, conferirá um norte para a redação do texto. A consequência natural, então, será a produção de uma pesquisa com uma conclusão justificada, adequada e inteligível."
"A elaboração de um trabalho científico visa à transformação de uma massa de opiniões e experiências de conhecimento legítimo, sólido e justificado. Quanto mais preciso for o tema, mais sólida e profunda tende a ser essa justificação"
"A conclusão dessa importantíssima seção é que o tema escolhido deve ser o mais preciso possível." (p. 34 e 35)