segunda-feira, 24 de março de 2014

Iniciação Científica - Seminário Integrado

Juntando elementos e definições de diferentes autores, me arrisco a apresentar uma rápida estrutura de composição de trabalho de Iniciação Científica.
A proposta será melhorada pela discussão com colegas e estudantes e poderá ser modificada.

Itens de um projeto de pesquisa:

  • Título provisório
  • Tema
    • Número de fontes – o tema pode sofrer por falta de fontes ou muitas fontes, uma pesquisa com muitas fontes pode gerar dispersão.
    • O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago.
    • A necessidade do foco – sem um foco específico a pesquisa não se realiza.
    • Até onde vamos nos aprofundar neste assunto.
    • Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa do tema
    • Mostrar por que o assunto foi escolhido e por que ele é importante,diga –se de passagem “vender o peixe”.
  • Objetivos gerais e específicos
    • Gerais – exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa.
    • Específicos – objetivos menores, derivados dos gerais.
  • Hipóteses
    • São opiniões que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida, pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram adequadas.
  • Revisão de literatura 
    • momento de buscar a fundamentação teórica sobre o tema escolhido, com a realização de leituras, busca de documentação bibliográfica, realização de anotações e fichamentos.
  • Metodologia da pesquisa
    • Definir a maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que instrumentos serão utilizados?
      • Pesquisa bibliográfica (livros, revistas, etc.)
      • Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos)
      • Pesquisa de Campo (Visita a....)
  • Pergunta norteadora
    • É uma “super hipótese”, a hipótese mais consistente e importante.
  • Cronograma
    • Organização dos tempos – listagem das ações necessárias e o tempo necessário para a realização de cada uma delas.
  • A pesquisa
    • Não existe ordem definida para a coleta de dados, o importante é ir atrás da coleta de dados para provar as hipóteses. O projeto deve conter a metodologia a ser usada para testar as hipóteses.
    • Etapas: preparação, coleta de dados e interpretação dos dados coletados.
  • Fontes bibliográficas
    • Registro das fontes utilizadas no trabalho.
      • SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Nome do livro em negrito. Edição. Estado: Editora, ano de publicação.
  • Sumário provisório
Links importantes: