quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inscrição no Pacto

Hoje estamos encerrando as inscrições dos(as) educadores(as) do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Governo Federal.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Um portal com informações e materiais sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio entrará no ar em alguns meses.

Bom trabalho a todas e todos nós!

Montando os pré-projetos

Nesta terça-feira, dia 22 de abril a turma 104 pesquisará e procurará, a partir da delimitação de seus temas de pesquisa, concluir as justificativas de seus trabalhos.

O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes elementos:
  • Nome dos(as) componentes do grupo
  • Tema
  • Tema delimitado - O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a) pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa  -  Destacando que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.  A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
Ao final da montagem dos três tópicos do pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.

Bom trabalho a todos e a todas!