sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Poda "irresponsável"

Amigos, gostaria aqui, de expor minha indignação com relação à poda ïrresponsável e criminosa" das árvores existentes à frente do prédio onde moro. Dia 10 de novembro último registrei meu desabafo por e-mail aos jornais A Hora e O informativo e também à Rádio Independente. Esta última fez registro do ocorrido em seu noticiário, mas os jornais não entenderam como relevante minha/nossa inconformidade com o ocorrido.
Abaixo reproduzo o texto enviado aos meios de comunicação.

"Gostaria de registrar aqui minha (e a de muitos moradores também) inconformidade com a poda feita nas quatro árvores existentes na frente do prédio onde resido com minha família, Edifício Diplomata, localizado na rua Olavo Bilac, 102, logo após a parada de ônibus (fotos anexas).
A síndica de nosso prédio protocolou solicitação de poda das árvores junto à Prefeitura Municipal de Lajeado e, hoje pela manhã, um grupo de funcionários da prefeitura, não sei a que secretaria municipal estão vinculados, fez a "poda" das árvores.
Nós, aqui do condomínio Diplomata e segundo o site - http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/arborizacao_urbana/poda_na_arborizacao.html, entendemos poda como - "Nas áreas urbanas, a poda é uma prática permanente, que visa garantir um conjunto de árvores vitais, seguras e de aspecto visual agradável.""
Para minha estranheza, hoje ao meio dia, no retorno para almoço com a família me deparei com o trabalho de poda feito pela prefeitura.
Eles simplesmente acabaram com as árvores, acabaram com a maravilhosa sombra que nossas quatro árvores faziam. Sombra muito utilizada pelas pessoas que pegam o ônibus na parada ao lado. Pessoas que hoje no horário de pico, das 17h às 18h30min estavam amontoadas embaixo da parada de ônibus procurando uma sombra para fugir do calor.
Não sei se meu desabafo se enquadra como reclamação, como denúncia, como inconformidade ou mesmo só como desabafo.
Mas, nós não podemos sequer cortar um galho de árvore. Podemos ser responsabilizados e até multados.
Aí um órgão público "especializado" faz um crime desses! Desculpe, mas não dá para ficar quieto.
Gostaria que vocês da imprensa passassem por aqui e verificassem a "poda" feita e conversassem com o pessoal que se amontoa na parada sem ter onde se abrigar.
Falamos tanto em meio ambiente, em equilíbrio ecológico, em plantar árvores ... nós aqui no prédio fizemos isso e fomos "podados" junto com as árvores e sua ex-maravilhosa sombra."
Abraços!