sexta-feira, 5 de abril de 2013

Khan Academy

O projeto realizado pelo indiano Salman Khan, de 35 anos, disponibiliza mais de 2.000 vídeos online principalmente sobre matemática, mas também sobre temas como astronomia, economia, finanças, física, história e química. Além de explicar diversos temas, como álgebra, frações, equações etc, os vídeos apresentam ainda exercícios que permitem testar o conhecimento aprendido em cada lição dada. A grande novidade é que boa parte das aulas já podem ser assistidas com legenda em português. O portal está abrindo inscrições para voluntários que queiram realizar as traduções para o português (a linguagem original é o
Fonte: Learningstarts
inglês norte-americano)
.
O sistema de ensino, que é totalmente gratuito, tem uma linguagem bastante próxima à do vídeo-game e às vezes é muito bem-humorada. Oferece também um software que serve de professor, com pontuação em "energia" para representar o avanço do aluno. O próprio Khan mostra o processo em um vídeo. O sistema foi dividido em mapas que contém uma hierarquia de acordo com os níveis de aprendizado do conteúdo. Há avaliações que indicarão se o aluno está apto ou não a passar para outras etapas.
O projeto foi incentivado, em princípio, pelo Google, que investiu US$ 2 milhões na Khan Academy, e em seguida vieram investimentos da Gates Foundation (Bill Gates aparece em vídeo no portal da academia fazendo elogios ao projeto). Para fazer o login na Khan, é preciso uma conta no Google ou no Facebook.
Veja a Khan Academy aqui.
Links importantes da Khan Academy:
Boa leitura e bom estudo a todos e a todas!

Charge para Reflexão


SI Turma 107 - 05/Abr/2013


Aula 11 - 05/Abr/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

Inicialmente solicitamos a entrega da pesquisa Sócio-antropológica de todos(as);
Depois discutimos sobre a dinâmica que desenvolveremos nos projetos de pesquisa do Seminário Integrado.
A ideia levantada e comentada no último encontro foi de dois trabalhos no ano e, após a pesquisa, apresentação formal em papel com todo as regras para apresentação de trabalhos definidos pela ABNT e de uma apresentação como um jornal na TV para os colegas e demais turmas.
Para nosso próximo encontro ficaram todos de discutir e apresentar propostas sobre essa dinâmica.
Definição coletiva dos encaminhamentos.
Avaliação e comentários.

SI Turma 109 - 05/Abr/2013


Aula 11 - 05/Abr/2013 - 1º Período da Manhã às 07h30min
Seminário Integrado da turma 109

Continuando o trabalho iniciado na última aula, os alunos retomaram a leitura dos textos já escolhidos e fizeram suas apresentações.
Reportagens diversas escolhidos pelos(as) estudantes, como: É o fim do sonho da Europa, Colesterol, Resíduos sólidos, Democracia em crise, Cristal quase alienígena, Cirurgião Camarada, A má lua do Titanic, A língua do pensamento, É como brinquedo de criança, Coma maça todo dia, Jardinagem Canábica, Eles voltaram, O foco da Rio+20 e África: Flotestas, humanos e climas, foram apresentados e discutidos com todos e todas.
Feitas, comentadas e discutidas as apresentações passamos a conversar sobre a dinâmica que desenvolveríamos no trabalhos do Seminário Integrado. Comentamos sobre a realização de dois trabalhos de pesquisa no ano e não somente um e em formas de apresentá-los ao final da pesquisa.
Para nosso próximo encontro ficaram todos de discutir e apresentar propostas sobre a dinâmica proposta.
Avaliação e comentários.



SI Turma 203 - 05/Abr/2013


Aula 13 - 05/Abr/2013 - 4° Período da Manhã às 10h15min
Seminário Integrado da turma 203

Comentamos sobre as aulas e segunda-feira, dia 01/abril quando a turma esteve aos cuidados da vice-diretora Maria Isabel.
Solicitamos a entrega da pesquisa Sócio-antropológica de todos.
Continuando o trabalho iniciado na última aula, os alunos retomaram a leitura dos textos já escolhidos e fizeram suas apresentações e discussões com todos e todas colegas.
Feitas, comentadas e discutidas as apresentações passamos a conversar sobre a dinâmica que desenvolveríamos no trabalhos do Seminário Integrado. Comentamos sobre a realização de dois trabalhos de pesquisa no ano e não somente um e em formas de apresentá-los ao final da pesquisa.
Para nosso próximo encontro ficaram todos de discutir e apresentar propostas sobre essa dinâmica.
Avaliação e comentários.